sábado, 12 de março de 2011

FIM DE TEMPORADA




E pronto! Algum dia tinha que chegar ao fim.

Ao longo de cerca de 70 crónicas recordei pessoas, locais e eventos que fizeram parte da minha vida e da vida da cidade.

Evoquei a memória de amigos queridos e de personalidades marcantes. E homenageei em vida amigos e pessoas que se destacam na nossa sociedade civil.

Não deixei para depois, para um dia de velório, citando Fernando Pessoa, o recordar as situações que tive com os meus amigos e o dizer o quanto gosto deles e a falta que um dia me farão.

De O JARDIM ESCOLA de 1967 a O FIM DA ADOLESCÊNCIA de 1986, decorreram quase 20 anos da minha infância e da minha adolescência que foi percorrida na companhia de amigos queridos e foi vivida com intensidade através dos eventos que aqui relatei.

Se eu vivi mais situações estrombólicas que os outros? Se eu presenciei eventos mais caricatos que os outros? Se eu tenho uma maior relação afectiva com os amigos que os outros?

Certamente que não. Apenas tenha talvez uma maior facilidade de expressão escrita e uma forma de estar mais extrovertida que me permite transcrever tantos factos da minha vida sem reservas.

Estou certo que todos os meus amigos nutrem por mim a mesma afeição, com a mesma intensidade! Estão é a guardar-se para o meu velório! Lol!

Afinal de agora em diante sempre que eu quiser recordar algo divertido que se passou com alguém sempre me irão dizer:

- Já sei! Já contaste isso numa crónica, lembras-te!?

É por isso que não posso contar tudo! Tenho que guardar algo para os serões de amigos. Talvez aquelas situações mais picantes, aquelas que por decoro e por respeito pela privacidade alheia não contei aqui! :)

Espero sinceramente que se tenham divertido tanto a lê-las como eu a escrevê-las e que sobretudo tenham gostado de relembrar tantas pessoas e factos que poderiam estar esquecidos.

Para os que não são da minha geração ou não frequentaram as Caldas nessas décadas aqui fica também um testemunho de uma época.

Mas eu não posso terminar sem enfatizar o facto de que o que me levou a escrever estas crónicas foi o poder com elas trazer os amigos a este espaço (do Facebook) e poder estreitar a distância física e temporal entre todos nós. Situação que teve o seu culminar na Festa que realizámos em 4 de Setembro passado e que porventura possamos repetir este ano, se assim o quiserem!

Este espaço continuará aberto às recordações de todos e continuará como veículo divulgador de acções sociais e culturais da nossa terra. Disponham dele!

Tal como no final da primeira temporada deixo aqui uma mensagem que me é cara:

Para os meus filhos
Para saberem como foi
Para saberem como fui


Até sempre!


Paulo Caiado


Nota: Isto não é necessariamente o fim. O ''Eu'' do titulo do blog não tem de ser necessariamente eu. Já no passado outros amigos recordaram, eles também, momentos da sua juventude. Este espaço continua aberto a todas essas memórias. Quem sabe se não se dará inicio a um terceira temporada de crónicas de que desfrutarei não na condição de narrador mas de leitor atento e entusiasmado? Os posts colocados no espaço do Facebook serão transferidos para aqui e se alguma recordação for contada no FB encontrará aqui o seu merecido lugar para que o ''Eu'' não seja eu mas todos nós.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pena descobrir hoje o blog e saber que acabou...serviu pelo menos para recordar, enquanto andava de post em post, saber que há alguém que se lembra das mesmas coisas, enfim, foi um bom momento.