quarta-feira, 17 de novembro de 2010

UMA PEQUENA ARAGEM SOBRE O MAR

CARTA DA AJUDA BERÇO



É TEMPO DE AGIR






UMA PEQUENA ARAGEM SOBRE O MAR

Eu cresci a acreditar que os acasos da vida sempre corrigiriam o que estava errado. Que a pobreza, o abandono, as doenças que via na televisão seriam erradicadas um dia pelo linear da vida.

Acreditava sinceramente que as coisas se modificariam até eu ser grande e que no entretanto a nossa sociedade seria mais justa, mais equitativa e tecnologicamente mais desenvolvida para acabar com todas as incorrecções do mundo.

Ao crescer vi que me enganara e que não será uma força etérea que transformará o mundo mas o nosso esforço.

Compreendi também que se tentarmos abranger o todo, seremos sufocados pela imensidão de problemas… e desanimaremos perante a nossa própria incapacidade de mudar o mundo, pela nossa impotência perante a injustiça.

Gradualmente comecei a compreender que não podemos ter a veleidade de mudar tudo e não podemos corrigir tudo de uma vez.

Mas compreendi também que se focalizarmos o nosso esforço para corrigir algo que esteja ao nosso alcance, algo que seja mensurável e possível de mudar, então teremos a capacidade de fazer a diferença.

Lao Tse, um filósofo chinês, disse um dia que uma grande caminhada começa sempre com um pequeno passo. A muralha da China começou pela primeira pedra e sou daqueles que acreditam que uma ligeira lufada de ar cria uma pequena ondulação na água que acaba por se transformar numa enorme onda.

Nós podemos fazer sempre a diferença se algum dia começarmos!

E nós vamos começar.

Dia 11 de Dezembro, em Óbidos.

Sem comentários: