sábado, 1 de maio de 2010

O SOTÃO



Num dia de Verão de 77 ou 78 estávamos nós (os três primos Crespos: o Miguel, o Alberto Nuno e o Johnny, o João Gancho, o Kiko, o Diogo (estás aqui connosco amigo!), o Rato (Ricardo Ramos), eu e talvez os primos Pedro e Miguel Calisto, a maldizer a vida por sermos tão novos e não podermos ir ao Ferro Velho ou à Azenha quando um dos Crespos se lembrou que poderámos fazer a nossa própria boite. O local encontrado foi uma das arrecadações do pátio das traseiras da casa da sua avó, a D. Liberdade. Durante uma tarde esvaziámos toda a arrecadação, lavámo-la e limpámo-la.
Ao segundo dia caiámos as paredes e julgávamos ter a casinha pronta para a festa ams houve um de nós que achou que lhe faltava qualquer coisa. Eu lembrei-me de um poster que tinha colado na parede do quarto do Jesus Christ Superstar ‘’à la’’ Andy Warhol e fui a correr a casa buscá-lo.
O Miguel que sempre teve muito jeitinho para os trabalhos manuais pegou num papel vegetal e copiou-o transpondo para a parede. Uma imagem a negativo, a preto e branco, do Jesus Christ Superstar ficou assim pintada na parede do fundo (a dois metros da porta que a arrecadação era mínima). A boite foi assim baptizada de ‘’Superstar’’. Depois os Crespos fizeram uns convites e preparámo-nos para a primeira festa, num domingo à tarde.
Apareceu tanta gente que tivemos de colocar os estendais de roupa com uns lençois a ampliar o espaço (tipo esplanada) de forma a que todos pudessem dançar sem estar ao sol.
Nas matinés seguintes (todos os dias) apareceu tanta gente que a arrecadação já não chegava e um dia os Crespos fizeram uma surpresa.
Tinham arranjado o sotão do prédio, com acesso exterior das escadas de serviço e feito uma verdadeira – achávamos nós! – boite.
Tinha bola de espelhos, cabine de disco jockei e tudo. O sotão durou anos e marcou uma geração!


Santa Esmeralda - Don't Let Me Be Misunderstood



Santa Esmeralda - House of the rising sun

Sem comentários: