domingo, 2 de maio de 2010

PODER EN LA OSCURIDAD


No ano lectivo de 1979/1980 a lista B encabeçada pelo Paulo Lemos voltou a vencer as eleições para a associação de estudantes do Liceu. Dela faziam parte, entre outros, o António Eduardo ‘’Dadinho’’ (que tinha o pelouro de fazer o jornal ‘’Perspectiva’’, ainda feito com stencil e com a colaboração gráfica do João Paulo Feliciano), o Rafael, a Teresa Requeijo, a Nônô,a Teresa Lamy e eu.

Eu e a Teresa ficámos com as funções de ‘’Relações Públicas’’ (pois!) e competia-nos acolher as delegações desportivas ou de outro teor das outras escolas e representar no exterior o liceu das Caldas.Também fomos incumbidos de angariar fundos para a excursão de finalistas que iríamos promover na Páscoa de 1980. (estávamos feitos!)

Arranjámos uns patrocinadores que nos davam as bebidas (cervejas, águas e sumos) para os convívios e ainda uns prémios para sortear e conseguimos obter umas taças para promover uns campeonatos de vários desportos.

Decidimos organizar um primeiro convívio que decorreu no grande átrio do primeiro andar do Liceu e que teve um enorme sucesso. O segundo convívio foi organizado no hall da entrada do Liceu e cada vez conseguíamos ter mais gente.

Fomos então ainda mais afoitos e decidimos pedir autorização à Administração do Hospital Termal para nos ceder a esplanada do parque, que nessa altura estava encerrada, e foi aí que organizámos mais dois convívios, um deles com música ao vivo.

Lembro-me que conseguimos angariar o suficiente para toda a gente levar dinheiro de bolso para a excursão e pagá-la àqueles que não tinham dinheiro para ir.

Na Páscoa, e na companhia do padre Eduardo e da Profª Fátima, lá fomos nós para a nossa primeira viagem sem os pais.

A semana em Torremolinos foi um estrondo, na verdadeira acepção da palavra. Logo que chegámos uns alunos do Maria Amália atiram com um frigorífico pela janela fora enquanto outros fizeram uma limpeza completa a um dos supermercados, enfim!

Eu fui entretanto e compulsivamente ‘’nomeado’’ responsável pelo grupo do nosso liceu e tive que entregar o bilhete de identidade na recepção para o caso de no final haver algumas contas por pagar devido a eventuais estragos.

Ficámos alojados em Benalmadena no complexo Zodíaco e eu reparti um apartamento na torre Piscis (o nome que lhe dávamos era outro!) com o Paulo Lemos, o João Miguel Dinis, o Mário João Carvalho e o Rafael que de tanto comer queijo flamengo e conservas ficou doente ao fim de uns dias e só melhorou em Portugal!

Foi uma semana espantosa com autênticas maratonas sem dormir e a correr non-stop todas as capelinhas, o Borsalino, o Gatsby, o Joy, a Cleópatra e, o melhor de todos, o New Piper’s com as suas três pistas de dança, uma que subia e descia (e cada vez que subia roubávamos os focos do tecto!), um biombo translúcido onde víamos a silhueta de uma bailarina que dançava enquanto não atirávamos o biombo abaixo e nos atirávamos à bailarina.

Um balcão tão grande que tinha desenhado uma fita métrica e um grande baloiço entre as pistas. Duas Harley Davidson, um automóvel antigo e um charrete completavam a decoração!

Foram noites fantásticas aqui passadas com muitas estórias para contar. Recordo-me que nos fartávamos de rir com as apresentações que o DJ fazia das músicas, sempre com a habitual tradução para espanhol (não as referia nunca em inglês!) e os grandes êxitos eram Poder en la Oscuridad (Power in the Darkness) de los Tom Robinson Band e Otro ladrillo en la Pared (Another Brick in the Wall) do álbum El Muro (The Wall) de los Pink Floyd (que nós cantávamos com uma letra convenientemente adaptada!)

Numa das noites decidiram alguns dos nossos meninos e meninas fazer uma guerra de extintores no hall central e pelos apartamentos da torre Piscis numa guerra Rapazes vs. Raparigas que só acabou com a chamada da segurança.

Escusado será dizer que à partida tivemos problemas na check-out e o meu BI ficou lá retido, tendo eu voltado clandestino para Portugal. (grande cena na fronteira de Badajoz!)

Uns anos depois em passagem por Torremolinos com o Rui Rodrigues, as minhas irmãs e a Cristina Machado voltámos a ir ao Piper’s (agora com um grande cubo de água no interior a fazer de piscina!) e lembrei-me de ir mostrar às minhas irmãs ‘’ a cena do crime’’.

O meu BI continuava pregado, juntamente com outros, na parede por trás da recepção! Safa!


(1980)


Poder en la Oscuridad

tom robinson band - power in the darkness


Otro Ladrillo en la Parede

Pink Floyd - Another Brick in the Wall

Sem comentários: