terça-feira, 1 de junho de 2010

ACENDALHAS



Verdade verdadinha que me estou a tornar uma "adict" deste grupo!
Ontem mesmo dei por mim de sorriso aberto a contar aos meus filhos como era esse tempo, tao longe e tao perto... ontem mesmo, foi ontem mesmo que vivi. Enqto eles me ouviam de sorriso amarelo e mais novo me perguntava: " e a tua PSP ainda era das grandes?".
Num ápice absurdo de associação de ideias., lembrei que a unica sigla PSP que eu conhecia era a da polícia, que temia como se tivesse sempre qualquer delito nos meus segredos. PSP!... lembrei... q vi o mitico "Cowboy da meia noite" ser detido por 2 policias em plena Praça da Fruta, qdo ser "drógado" era um estatuto . E daí em frente veio -me um chorrilho de recordações que deixo aqui. Pode ser que alguem de boa escrita queira pegar...
As melhores calças eram as LOIS preferencialmente combinadas com as sapatilhas (nao tenis) Sanjo. Quem não tinha, estava fora ( a mágoa que eu tinha de na altura nao ter rabo nem pernas para encher as calças sob pena de me ficarem pelos joelhos). Os sapatos deveriam ser comprados na Felix, vendidos por aquela sª de cabelo sp arrumadinho (a Dª Luisa Justiça).
A rua das Montras era o mundo a atingir e uma vez conquistado... a bandeirinha era mm passar por lá à noite. Nem o DRUGSTORE e o self-service Menú conseguiam suplantar
Mas... a noite tinha o inconveniente de não ter as pipocas vendidas na carrocinha do sr "gadinhas" e da Venézia fechar cedo ( de verão, gelados; de inverno, churros).
E por falar em doces (nos nao tinhamos problemas de obesidade) ? Quem é que nao foi alertado pelos pais para não comprar os chupas e rebuçados de calda de acucar à porta da escola comercial, àquele sr. que tinha uma "terrivel doença de pele", hum???

ah, e por favor alguem os cigarros fumados atras dos pavilhões pre-fabricados na "técnica" onde eu tinha aula de frances com a Prof Lamy, onde os miudos do ciclo se deviam quedar , nada de ir para o edificio principal que era do pessoal crescido. ( Não vou esquecer a profª Marilde - temivel catequista - comígo plo braço a berrar: "Malditos retornados que vêm para aqui quase nus" (preciso dizer que eu estava de camisola de alças)... " nao sabes que nao podes andar por estes corredores??" enquanto eu num acesso de rebeldia encorajada pelo olhar "daquele rapaz", gritava: " eu nao sou retornada, o meu pai é tropa!"
Esse foi o dia do climax e do anti-climax junto "desse rapaz". Foi quando ele se abeirou de mim e perguntou se o meu pai era mesmo tropa.. Orgulhosamente respondo que sim, e mais... resolvo aumentar a patente ao meu pai. talvez as probabilidades da conquista fossem maiores. E digo com a minha melhor prosapia: Sim, é sargento... sargento-ajudante! Ao que ele responde: ahahahah é ´so ajudante , nem a sargento chega!!!... Que dor!!! Pequenas lições de vida


(post da Lena Mendes)

Sem comentários: