domingo, 6 de junho de 2010

ROMÃO FÉLIX - O PARAFUSO EM LISBOA


Para cumprir uma promessa à Lena Mendes e também dedicado a todos os meus amigos que vieram de África (mesmo os que vieram de outras paragens que não Moçambique) , a Sabrina, a Denise, a Cibele, a Ana, a Kika e o João, a Susana, o Hazakis, a João e a Isabel, a Teresa e a Juca e tantos outros, aqui vai uma recordação que por certo já se esqueceram mas que marcou os nossos anos 70.

Em meados da década de 70 Portugal vivia a euforia da liberdade e uma série de transformações sociais motivadas pelo regresso de milhares de portugueses vindos das ditas "ex-colónias".
Mas nem o constrangimento motivado por esta situação evitou o sucesso de um humorista moçambicano, Romão Félix, que, com piadas simples mas certeiras, traçou, ao longo dos seus textos e interpretações, um retrato caricato da vida lisboeta.
Neste áudio o "Parafuso" telefona para casa, Moçambique, e descreve, de forma hilariante, o que tem visto na capital portuguesa, coisas novas para ele, como o metro, a televisão, a publicidade, etc.
Este vinil rodou em muitos gira-discos da época e as emissoras de rádio mais populares passaram-no até à exaustão.
"O Parafuso" foi gravado em disco a partir de uma apresentação televisiva. No início da gravação pode ouvir-se a apresentação feita por Fialho Gouveia.






Podem ver mais em:


Parafuso em Lisboa (Parte 1/2)




Parafuso em Lisboa (Parte 2/2)

Sem comentários: